Reunião Nordestina de Ciência do Solo será na UESC
"Agenda de uso e conservação de solos: porque não?" é o tema da II Reunião Nordestina de Ciência do Solo, que será realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), de 8 a 12 de dezembro. Estão sendo aguardados estudantes, professores e pesquisadores de todas as regiões brasileiras.
A Reunião Nordestina de Ciência do Solo é um evento técnico-científico, da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. A primeira foi realizada em Areia(PB) no ano passado com o tema "Soluções e Desafios para o Uso Sustentável dos Solos da Região Nordeste."
Um dos resultados da I Reunião foi o desafio de iniciar uma discussão acerca da legislação de uso e conservação dos solos do Nordeste, tendo em vista que uma proporção significativa desta região apresenta riscos potenciais de degradação deste recurso natural, principalmente aqueles relacionados a processos de desertificação. Considerando a diversidade climática do Nordeste e a elevada variabilidade de tipos e características de solo, o uso deste recurso deve estar alinhado às suas características particulares e potencialidades, visando o seu uso sustentável.
O objetivo da II Reunião Nordestina de Ciência do Solo é possibilitar aos profissionais de instituições públicas e privadas da região Nordeste discutirem sobre a legislação de uso e conservação dos solos. O assunto “uso e conservação dos solos” é transversal na legislação brasileira e está presente no código florestal, na carta das águas e, também, no programa nacional de combate a desertificação. Apesar disso, não há uma normativa básica para o uso deste recurso, principalmente quando se considera as particularidades de cada região." acrescenta a coordenação do evento.